top of page

Gestão 2015-2017

Presidente Instituto Ciranda Murilo Alves Maestro
Instituto Ciranda Administração Orquestra

Presidente: Murilo Alves

 

          

    Nasceu em Assis Chateaubriand, Paraná. Possui Graduação e Mestrado na área de música pela Universidade Federal de Mato Grosso. Na UFMT, orientado pelo compositor Roberto Victorio, desenvolveu pesquisa voltada para a regência e os processos de realização da música contemporânea.

 

   Iniciou os estudos de regência com Flávia Vieira e Érika Hindrikson, participou de festivais de música no Brasil como a Oficina de Música de Curitiba e em cinco edições do Festival de Música de Londrina foi aluno do maestro japonês Daisuke Soga. Atua como regente desde 2005, dirigiu cinco temporadas de concertos didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso nas quais ultrapassou uma centena de concertos realizados, incluindo obras como “A história do soldado” do compositor russo Igor Stravinsky e o espetáculo ‘Peer Gynt, o imperador de si mesmo’ com direção artística do maestro Leandro Carvalho. Na área de música de câmara foi contemplado em três edições do Prêmio Funarte de Música Brasileira. Em 2007, na Inglaterra, participou de uma temporada de concertos didáticos realizados em escolas de Londres, como assistente do renomado educador inglês Tim Steiner e nos Estados Unidos foi aluno do The Conductor Institute da Bard College em Nova York, onde estudou regência orquestral com Harold Farberman e Eduardo Navega, além de receber orientações de Gianmaria Griglio, Mark Gibson, Leon Botstein e Apo Hsu.

 

   Foi bolsista na classe de Dirección Orquestal dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira no Festival y Academia del Nuevo Mundo 2015, realizado em Aruba. Foi aluno ouvinte no Sexto Laboratório de Regência Orquestral da Filarmônica de Minas Gerais, com direção do maestro Fábio Mechetti, e em 2014 passou a integrar a classe permanente de Regência Orquestral do maestro português Osvaldo Ferreira, em Brasília. Em outubro de 2015, por meio do Instituto Ciranda, representou o Brasil no IX Fórum da Juventude, promovido pela Unesco em Paris.

 

   No Brasil, trabalhou com grandes artistas brasileiros como Ivan Lins, Sérgio Galvão, Hique Gomez, Vittor Santos, Nailson Simões, Itiberê Zwarg, Daniel D’Alcântara, Carlos Malta e Radegundis Feitosa. Foi professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Mato Grosso durante quatro anos; em 2013 foi diretor artístico do Festival Nova Mutum de Música Orquestral. Atualmente é maestro da Orquestra Sinfônica CirandaMundo e presidente do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, instituição que desde 2003 desenvolve ações na área de música em Mato Grosso, escolhida pelo Anuário Viva Música como um dos dez projetos de formação de orquestra mais importantes do Brasil.

 

 

Tesoureira: Elisangela Passos

 

        Natural de Cáceres, Elisangela Passos de Andrade profissionalizou-se em Administração de Empresas no Instituto de Ensino Unirondon.

 

      Em 2005 foi convidada a realizar um projeto na instituição Projeto Ciranda – Música e Cidadania(atualmente Instituto Ciranda), onde prestou serviços como assistente administrativo até dezembro 2007, período em que o Projeto Ciranda, foi a única instituição da região Centro-Oeste a ter um projeto contemplado pela Petrobrás,no mesmo período foi semi-finalista do prêmio Cultura Viva e finalista do Prêmio Escola Viva.

 

      A partir de 2007 assumiu a Administração da instituição, cargo que exerce até os dias de hoje. Nos anos de 2006 e 2008, produziu a série de concertos Furnas Musical da Orquestra de Sopros do Projeto Ciranda.

 

      Ainda em 2008 coordenou a realização do Programa Furnas Geração Musical em Cuiabá. Representante da instituição que conquistou a renovação do título como Ponto de Cultura (2005 e 2010), participou de diversos encontros regionais e nacionais do Ministério da Cultura, investindo em formação e aperfeiçoando seus conhecimentos em administração do terceiro setor e em prestação de contas.

 

   Atualmente dedica-se as responsabilidades administrativas e financeiras do Instituto Ciranda e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Mato Grosso, desenvolvendo atividades como:  Gerência, controle e direção. Elaboração, execução e acompanhamento de programas, projetos, viagens, turnês e concertos da Instituição. Também atua na elaboração de planejamento organizacional, planilhas, informações e pareceres técnicos.

Jorge Moura Diretor Executivo Violoncelo Instituto Ciranda

   

Diretor Executivo: Jorge Moura

 

       Jorge Moura, violinista e violoncelista, iniciou seus de Música na academia Lorenzo Fernandez em Cuiabá/MT em 2001 e graduou-se em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso em 2006. Participou de Festivais de Música como o CIVEBRA – Curso Internacional de Verão na escola de Música de Brasília e o FIB – Festival Internacional de Inverno de Brasília na UNB/DF.

 

      Em 2003 e 2004 atuou como professor de Teoria Musical no colégio CIN - Isaac Newton. Ao mesmo tempo cursou o primeiro ano de publicidade e propaganda na UNIRONDON e trabalhou como artista gráfico na empresa CRIA fazendo trabalhos para a SEDUC, SMTU e SME, atualmente cuida da Identidade visual do Instituto Ciranda, criando artes para divulgação de eventos e criação do site do Instituto Ciranda.

  

  Participou como músico convidado de Bienais de Música Contemporânea em Mato Grosso e fez diversos Concertos com repertório do século XX pela Camerata do Pantanal.

  

     Foi violinista da Orquestra do Estado de Mato Grosso desde sua primeira formação em 2005 participando do festival de Música Barroca “Missiones Del Chiquitos”na Bolívia, Projeto Itaú Cultural, Sonora Brasil do grupo Votorantim, além de concertos regulares dentro e fora do Estado de Mato Grosso. Foi professor de violino da escola de Artes de Nova Mutum durante os anos 2009 e 2010.

 

    Iniciou seus estudos de violoncelo com o Prof. Kayami Satomi em 2012 e continuou seus estudos com o Prof. Richard Gonçalves até 2014 e em 2015 e 2016 foi aluno do Prof. Luiz Hernane. É Professor de violoncelo desde 2013 no Instituto Ciranda Música e Cidadania e ministrou aulas de violoncelo na Escola de Artes de Nova Mutum-MT. Participou do 16º Festival de Música nas Montanhas em Poços de Caldas - MG e fez aulas com o Prof Robert Suetholz- Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e Viktor Uzur - Weber State University, em Utah. Em 2016 foi convidado com o Quarteto Ciranda em Cordas a tocar no 9º UNESCO YOUTH FÓRUM UNESCO – PARIS/FRANÇA  – YOUTH FOR CHANGE - TRIBUNA DA UNESCO o violinista Japonês Eijin Nimura – Artista Pela Paz Unesco.

 

     Já ministrou aulas nos polos do Ciranda Sede, São Matheus-Várzea Grande, João Carro e Água Fria(Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Campo Verde, Nova Brasilândia, e Poconé. Já atuou como maestro na Orquestra Primeira Ciranda, Orquestra Jovem de Nova Brasilândia, Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde e Orquestra Jovem do Ciranda São Matheus em Várzea Grande.  

 

    É Coordenador Geral do Instituto Ciranda desde 2009.

 

Conselho Fiscal

 

 

 

Gliciane Chiarelle

 

Jéssica Gubert

 

Paulo César Ruhling

 

 

Associados Participantes

 

 

Fabio Henrique Fragoso Lima

 

Julio Bispo Cerqueira Neto

 

Rykaelle Ribeiro Vieira

 

Tarcísio Sobreira dos Santos Junior

 

 

bottom of page