top of page

Palavra do Presidente

Presidente Murilo Alves Instituto Ciranda

Momentos de reflexão acontecem por vários motivos, os nossos surgem o tempo todo e é o que vai ditando contornos, novos direcionamentos e aprimoramento aos planejamentos iniciais. Ao término de cada ano é sempre necessária uma grande reflexão sobre todas as propostas e realizações, buscando aprendizado em todos os acontecimentos. Isso sempre nos fará crescer com segurança, foco e sem perder o entusiasmo que durante os mais de dez anos de vida de nossa instituição tem pautado todas as nossas ações.
 
Todos os anos quando realizamos este exercício, somos tomados por um sentimento de enorme gratidão, pois temos cada vez mais reforçada a convicção de que nada se constrói sozinho. Tudo o que foi realizado dependeu do bom trabalho de cada participante dessa grande Ciranda, dos pais, nossos professores, cada patrocinador, parceiro, mantenedor e muito especialmente do envolvimento especial de cada um de nossos estudantes, a todos vocês, nossos sinceros agradecimentos.
 
Em 2014 vivemos momentos de grande importância para a história do ensino musical em Mato Grosso, conseguimos fazer chegar o ensino de música gratuito e de qualidade a um número expressivo de crianças e jovens. Especificamente, conseguimos por meio de importante ampliação de nossa parceria com o Governo de Mato Grosso/SETAS, criar dois polos do Instituto Ciranda em Cuiabá, nos bairros Ribeirão do Lipa e São João Del Rei e em Várzea Grande, no bairro São Mateus atendendo mais 150 alunos em cada nova ação. Em parceria com a Associação Reviver e Prefeitura Municipal de Nova Brasilândia criamos mais um polo do Instituto Ciranda na cidade de Nova Brasilândia em Mato Grosso e lá passamos a ensinar mais 150 estudantes. Encerramos 2014 com aproximadamente mil e quinhentos alunos envolvidos em nosso programa de ensino musical orquestral, o que reflete um verdadeiro movimento de consolidação do ensino dos instrumentos musicais de orquestra em nosso estado.
 
Em 2015 será ainda mais forte a nossa convicção de estarmos no caminho certo rumo a um tempo em que nossas crianças e jovens poderão acessar em quantidades maiores e com mais qualidade, oportunidades que lhes propiciarão condições para melhor desenvolvimento social, intelectual e humano.
 
A nossa crença na música passa pela visão da mesma como uma arte que para ser praticada necessita do envolvimento de todos os participantes e que a primeira grande conquista está no envolvimento do aluno, por isso trabalhamos com direcionamentos basilares na visão da importância da correta transmissão do ensino técnico e teórico, a necessidade da eficaz prática musical coletiva e a filosofia do Instituto Ciranda, que têm como norte a compreensão da música como arte capaz de proporcionar reflexões ao estudante enquanto estudo individual, prática musical coletiva e nos momentos de performance. São essas reflexões que trarão mudanças na percepção de cada indivíduo envolvido e consequentemente em suas respectivas vidas.
 
Essa é a nossa compreensão e para isso trabalharemos cada vez mais. Muito obrigado a todos que estão conosco nessa caminhada.
 
Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda – Música e Cidadania e maestro da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.
 

bottom of page