top of page
Presidente Instituto Ciranda Murilo Alves Maestro

Murilo Alves

Regência Orquestral

  Nasceu em Assis Chateaubriand, Paraná. Possui Graduação e Mestrado na área de música pela Universidade Federal de Mato Grosso. Na UFMT, orientado pelo compositor Roberto Victorio, desenvolveu pesquisa voltada para a regência e os processos de realização da música contemporânea.

 

   Iniciou os estudos de regência com Flávia Vieira e Érika Hindrikson, participou de festivais de música no Brasil como a Oficina de Música de Curitiba e em cinco edições do Festival de Música de Londrina foi aluno do maestro japonês Daisuke Soga. Atua como regente desde 2005, dirigiu cinco temporadas de concertos didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso nas quais ultrapassou uma centena de concertos realizados, incluindo obras como “A história do soldado” do compositor russo Igor Stravinsky e o espetáculo ‘Peer Gynt, o imperador de si mesmo’ com direção artística do maestro Leandro Carvalho. Na área de música de câmara foi contemplado em três edições do Prêmio Funarte de Música Brasileira. Em 2007, na Inglaterra, participou de uma temporada de concertos didáticos realizados em escolas de Londres, como assistente do renomado educador inglês Tim Steiner e nos Estados Unidos foi aluno do The Conductor Institute da Bard College em Nova York, onde estudou regência orquestral com Harold Farberman e Eduardo Navega, além de receber orientações de Gianmaria Griglio, Mark Gibson, Leon Botstein e Apo Hsu.

 

   Foi bolsista na classe de Dirección Orquestal dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira no Festival y Academia del Nuevo Mundo 2015, realizado em Aruba. Foi aluno ouvinte no Sexto Laboratório de Regência Orquestral da Filarmônica de Minas Gerais, com direção do maestro Fábio Mechetti, e em 2014 passou a integrar a classe permanente de Regência Orquestral do maestro português Osvaldo Ferreira, em Brasília. Em outubro de 2015, por meio do Instituto Ciranda, representou o Brasil no IX Fórum da Juventude, promovido pela Unesco em Paris.

 

   No Brasil, trabalhou com grandes artistas brasileiros como Ivan Lins, Sérgio Galvão, Hique Gomez, Vittor Santos, Nailson Simões, Itiberê Zwarg, Daniel D’Alcântara, Carlos Malta e Radegundis Feitosa. Foi professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Mato Grosso durante quatro anos; em 2013 foi diretor artístico do Festival Nova Mutum de Música Orquestral. Atualmente é maestro da Orquestra Sinfônica CirandaMundo e presidente do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, instituição que desde 2003 desenvolve ações na área de música em Mato Grosso, escolhida pelo Anuário Viva Música como um dos dez projetos de formação de orquestra mais importantes do Brasil.

 

CONTATOS DE MURILO

 

Celular: (65) 99247-0909 

E-mail: mmuriloalves@hotmail.com

bottom of page